• Opening Hours

    HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

    2ª A 6ª FeiraDAS 06H00 ÀS 24H00

    SÁBADODAS 09H00 ÀS 14H00

  • 11 3022.7984 | 11 3021.6409

NOSSO BLOG

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

By admin | In Blog | on abril 20, 2015

A prática regular de atividade física na terceira idade, auxilia o envelhecer gradativo e saudável, mantendo o aparelho neuro locomotor  funcional viabilizando independência física e cognitiva dos idosos, aumentando muito a autonomia e a qualidade de vida nesse processo de envelhecimento, alé de prevenir diversas doenças como osteoporose, depressão e diabetes.

A atividade física na terceira idade, ajuda a melhorar a força dos músculos, aumenta os movimentos, ajuda a caminhar melhor e também promove o contato com outras pessoas, evitando o isolamento, dando mais qualidade de vida aos idosos.

A prática de atividades esportivas na terceira idade é uma forma de inserção do idoso para uma rotina saudável e prazerosa. O contato com pessoas, a troca de experiências, o vínculo de amizade, cooperação e inclusão na sociedade propicia um cotidiano mais interessante, saudável e feliz.

Quanto mais cedo esse despertar para a prática de atividades físicas regulares acontecer, melhor será o processo de envelhecimento de forma global. A descoberta do prazer cotidiano por meio de uma atividade física regular traz benefícios para o corpo e mente garantindo um bem estar e uma melhor qualidade de vida para os idosos que será em breve a maior parte da população e todos nós, um dia, estaremos inseridos nela.

A atividade física para idosos deve ser feita com regularidade, fazendo parte das suas atividades do dia a dia, mas sempre sob prescrição do médico geriatra e orientados por um fisioterapeuta devidamente qualificado.

Geralmente, numa fase inicial, recomenda-se atividades de baixo impacto como caminhadas, danças de salão e hidroginástica, evitando sempre o risco de lesões nos músculos e sobrecarga das articulações.  Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, o idoso deve ser orientado por um educador físico ou fisioterapeuta para a definição de um programa de exercícios individualizado.

No Comments to "ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE"