• Opening Hours

    HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

    2ª A 6ª FeiraDAS 06H00 ÀS 24H00

    SÁBADODAS 09H00 ÀS 14H00

  • 11 3022.7984 | 11 3021.6409

NOSSO BLOG

DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

By admin | In Blog | on abril 20, 2015

A alimentação saudável é muito importante para a saúde, bem estar e qualidade de vida, uma vez que além de contribuir para a manutenção do peso saudável, reduz o risco de doenças como desnutrição, anemia, obesidade, diabete, hipertensão, câncer e outras. Para isso, é preciso que se adquira ou mantenha hábitos alimentares saudáveis.

Todo mundo sabe da importância de alimentar-se bem: traz benefícios para a saúde, ajuda a nos manter ativos para realizar as tarefas do dia a dia e melhora até o humor. Uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias que o corpo precisa para funcionar corretamente. Requer muita diversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Porém, por questões de praticidade, custo e armazenamento, é mais fácil encontrar produtos industrializados, que têm prazo de validade maior – mas causam mais danos à saúde do que os alimentos in natura. Por isso aqui vão algumas dicas para manter uma alimentação saudável no seu dia a dia:

– Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;

– Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais 9arroz, milho, trigo pães e mas­sas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimen­tos naturais;

– Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;

– Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis;

– Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou marga­rina. Fique atento aos rótulos dos alimen­tos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans;

– Evite refrigerantes e sucos industrializa­dos, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação;

– Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, sal­sicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos;

– Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;

– Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade físi­ca todos os dias e evite as bebidas alcoóli­cas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

– Seguir uma alimentação saudável ajuda a manter a forma e também a elevar a qualidade de vida agora e para o futuro, afinal, a alimentação está ligada à saúde e, muitas vezes, é a causa de doenças como gastrite, diarreia, obesidade e até problemas de desenvolvimento físico, como o raquitismo e cognitivo.

Por fim, sinta prazer em suas refeições. Coma com prazer os alimentos que gosta mais. Se esses alimentos não combinam com um corpo perfeito, diminua as quantidades deles incluindo outros alimentos que também gosta, mas que são mais saudáveis, para se sentir saciada, completar a refeição e ainda se sentir feliz. Ex.: se gosta de comer chocolate, nunca coma o chocolate quando estiver com fome ou em jejum, faça uma refeição balanceada e depois coma uma quantidade pequena de chocolate para “matar” a vontade.

Fazer uma alimentação balanceada é muito importante para a forma física e para a saúde, mas como o bem-estar mental também conta, é importante escolher um regime alimentar adaptado ao estilo de vida e preferências e também adequado aos horários. Essa é a chave para manter uma alimentação saudável sempre e acima de tudo ser feliz!

No Comments to "DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"