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MITOS E VERDADES SOBRE A MUSCULAÇÃO

By admin | In Blog | on abril 20, 2015

Musculação emagrece | Verdade

Qualquer exercício físico ajuda no processo de emagrecimento, basta que o estímulo seja adequado. Ainda que o gasto calórico seja pouco significativo, pois se trata de uma atividade localizada, um corpo com maior percentual de massa muscular queima mais do que um com maior percentual de gordura. Cada quilo de músculo consome 35 calorias por dia em repouso, enquanto um quilo de gordura consome apenas seis calorias nas mesmas condições. Por muito tempo, acreditou-se que o único e verdadeiro aliado do emagrecimento era exercício aeróbico. Entretanto, a musculação também consome gordura como fonte de energia, durante e após a execução do treino, para a recuperação do músculo. O ideal para quem quer emagrecer é aliar o treino de musculação com o aeróbico.

Musculação é treino para homem | Mito

Níveis adequados de força e massa muscular são indispensáveis para qualquer pessoa, independentemente do sexo e idade. Para as mulheres, exercícios que geram sobrecarga óssea, como a musculação, são indispensáveis para evitar perda de massa óssea, cujo início ocorre por volta dos 30 anos e se acentua, principalmente, após a menopausa.

É impossível ganhar massa sem tomar anabolizante | Mito

O ganho de massa muscular sem esteróides anabolizantes é possível, desde que o indivíduo tenha uma dieta rica em proteínas e carboidratos, principalmente os de baixa carga glicêmica e treine adequadamente. A grande maioria não tem paciência, dedicação e disciplina suficientes para respeitar o tempo necessário para adquirir bons resultados.

Quando eu parar vai cair tudo | Mito

O que acontece é que quando você treina com pesos, sua musculatura vai respondendo e alterando significativamente a forma do seu corpo para melhor. Se você parar de se exercitar, seu corpo vai voltando ao que era antes, já que o estímulo do exercício cessou.

O homem tem mais facilidade para ganha músculos | Verdade

O homem realmente tem mais facilidade de ganhar massa muscular, graças ao hormônio masculino, a testosterona, os músculos se definem com mais rapidez do que nas mulheres.

Quanto maior a dor pós treino, melhor o resultado | Mito

Sentir dor pode ser sinônimo de trabalho muscular excessivo ou realizado de maneira errada. O segredo para um programa de musculação eficaz é a variação do volume dos exercícios (número de séries ou repetições), ou da sua intensidade (aumento dos pesos ou cargas).

Tomar proteína depois de malhar ajuda a ganhar assa muscular | depende

O consumo de carboidratos e proteínas é fundamental para a recuperação de energia após o treino, no período de recuperação dos músculos. A ingestão ideal de cada um desses componentes segue uma regra de 4 para 1. Para uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, são 70 gramas de carboidrato para 15 grama de proteína. Isso pode ser facilmente adquirido só na dieta, mas é mais difícil acertar a dose exata de cada substancia e, principalmente, não ingerir nenhuma porção de gordura com elas. Por esse motivo, muitas pessoas recorrem aos suplementos, como aqueles vendidos em forma de shakes. Mas, em ambos os casos, o importante é consultar um nutricionista que conheça o seu treino e possa indicar a melhor opção.

Não adianta começar musculação só depois dos 40 | Mito

Trabalhar os músculos é importante a partir dessa idade – mesmo quem nunca praticou pode começar-, pois é quando o corpo perde a massa muscular e óssea. A musculação, embora não consiga reverter esse quadro, pode retardá-lo. Um treino bem elaborado para uma pessoa nessa faixa etária, principalmente se focado em exercícios de força e resistência, pode atribuir muito em saúde e qualidade de vida, contribuindo para uma velhice sem dificuldades e com muito mais liberdade a autonomia.
O ideal é fazer aeróbico antes da musculação | Depende
Se a meta for ganho de massa muscular, ele deve vir antes, pois seu corpo vai consumir carboidrato durante sua execução e ainda reservar energia para o treino de musculação em seguida. Se o seu objetivo é emagrecer, o aeróbico (pode ser bicicleta, corrida, natação) deve vir depois da musculação.  Como esse tipo de atividade consome mais calorias, para quem busca o emagrecimento ele tem como objetivo principal queimar gorduras localizadas.

Musculação dá estrias | Mito

O principal causador das estrias é o crescimento acelerado da pele, como na adolescência, por exemplo, quando uma pessoa engorda ou emagrece muito rapidamente, espicha de uma vez e os seios ou bumbum crescem do dia pra noite. Na musculação, não há mudança em curto prazo que justifique o surgimento de estrias.

O corpo apaga os efeitos da musculação | Depende

O corpo de fato, apaga os efeitos da musculação após o abandono da atividade. Mas quanto tempo ele leva para fazê-lo depende de quanto tempo se treinou e há quanto tempo deixou de praticar a atividade. A lógica é: quanto mais tempo se treina, em médios e longos prazos, mais tempo se leva para perder a memória, e, quanto menos tempo se treina mais rápido se perde.

Para um bom resultado, devo fazer musculação todos os dias, sem folga | Depende

A frequência depende do nível físico do praticante, assim como do seu objetivo. Indivíduos mais preparados podem treinar todos os dias. Para a grande maioria, treinar diariamente é desnecessário. É na recuperação dos exercícios físicos que adquirimos os principais benefícios, como aumento da massa muscular e não durante os treinos. Na musculação, mais treino nem sempre significa melhor resultado.

Não posso fazer musculação pois estou grávida | Mito

A musculação é indicada para gestantes, desde que se tenha um histórico de atividades físicas anteriores. Ela vai ajudar no trabalho de parto, prevenindo dores lombares, auxilia no ganho de peso ideal e na recuperação pós parto. Feito da maneira correta é um ótimo exercício para gestantes, porém deve-se solicitar a liberação médica da aluna para dar andamento no treino.

Vou transformar gordura em músculo | Mito

Gorduras e músculos são tecidos distintos e não existe possibilidade dessa transformação ocorrer. O que pode acontecer é você perder gordura e ganhar massa magra. Aí sim é positivo.

Por fim, para escolher o programa mais adequado de musculação recomendamos realizar uma avaliação ou orientação física com profissional da área para indicar o melhor programa/série de exercícios para que você consiga atinja seus objetivos e treine com segurança.

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